
Música
Marcadores: música
H1N1
Pesquisadores acreditam que o vírus, extinto entre os humanos, foi reintroduzido acidentalmente por cientistas e causou a pandemia em 1977, iniciada na Rússia e na China.
Shanta Zimmer e Donald Burke, da Universidade de Pittsburgh (EUA), disseram que a gripe suína desapareceu entre os humanos depois que houve uma pandemia de outra linhagem do vírus em 1957. Depois, o H1N1 não foi detectado até janeiro de 1976, quando ocorreu um novo surto.
O alarme desse surto levou cientistas de todo o mundo a voltar a estudar o vírus, com amostras congeladas e armazenadas desde os anos 1950.
"Eu imagino que a maioria dos laboratórios possuía a linhagem dos anos 1950. Mas não podemos dizer qual deles deixou que ele acidentalmente escapasse", disse Zimmer.
Depois da pandemia de 1977, a gripe suína reapareceu anualmente, mas só agora acabou se tornando nova pandemia. (FSP)
Cinema
Marcadores: cinemaIsabela Boscov, editora de cinema da revista VEJA, fala sobre o filme que reconstitui a vida de Jean Charles de Menezes, o brasileiro que foi assassinado em Londres em julho de 2005, ao ser confundido com um terrorista.(Veja)
Diretor:Henrique Goldman
Elenco: Selton Mello, Vanessa Giácomo, Luis Miranda
Nome Original:Jean Charles
Ano:2008
G8
Um comunicado dos ministros de Relações Exteriores do G8, a ser divulgado nesta sexta-feira, irá "condenar a violência após a eleição" e "pedirá que o Irã respeite direitos fundamentais, incluindo liberdade de expressão", de acordo com o diplomata que viu o esboço.
A declaração incluirá uma mensagem de que "a crise deve ser acalmada através de um diálogo diplomático e meios pacíficos", disse o diplomata. (Reuters)
Depois de tudo o que foi visto, isto vai adiantar alguma coisa?
Irã
Marcadores: rede, siteBlogs que acompanham o desdobramento da situação no Irã, Daily Dish (http://andrewsullivan.theatlantic.com/the_daily_dish/) e Instanpundit, (http://pajamasmedia.com/instapundit/) também estão com banners verdes.

Política
Marcadores: políticaA determinação foi passada durante a reunião da chamada coordenação política, no Centro Cultural Banco do Brasil. Alguns motivos justificam a decisão. O primeiro deles é o fato de Sarney ser considerado aliado fundamental nos esforços para garantir o apoio do PMDB à candidatura presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O segundo é o temor do governo de que, caso o senador deixe o comando do Congresso, seja aberta uma nova guerra entre petistas e peemedebistas pelo posto, o que pode dificultar votações em plenário e o projeto de unir as duas legendas em 2010.
Por outro lado...
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que fará um discurso hoje pedindo ao presidente da Casa, José Sarney, que se licencie ou se afaste definitivamente do cargo. Para Simon, Sarney “está sem condições de continuar presidindo o Senado”.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) também vem pedindo o afastamento de Sarney por 60 dias para facilitar as investigação de irregularidades administrativas na Casa. (Agência Brasil)
Protesto
Cerca de 150 pessoas fizeram hoje (24) uma manifestação em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, pedindo a saída do ministro Gilmar Mendes, presidente da Casa. Os manifestantes espalharam velas e cartazes pela praça dos Três Poderes, onde o Supremo divide o espaço com o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. (Uol)
Copo pitágoras
Life
Marcadores: fotografia, siteAcervo online
Marcadores: siteEntre os títulos, estão livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens que são parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, doada à universidade.O site: www.brasiliana.usp.br
Home
Marcadores: homePolítica
Marcadores: políticaFrancamente, José Sarney.
Fique por dentro:(25.05.09)"Recebendo mais de R$ 3.000,00 de auxílio-moradia, sendo proprietário de uma confortável residência em Brasília e dispondo ainda da residência oficial da Presidência do Senado, José Sarney pediu desculpas e alegou que não pediu auxílio-moradia e que "alguém" vem depositando em sua conta o auxílio-moradia desde meados de 2008".
(16.6.09)- "Muito nervoso, maltratando a língua portuguesa, o presidente do Senado, senador José Sarney, foi à tribuna para se defender das críticas, segundo ele, muito injustas, que não respeitam sua biografia.Eximiu-se de toda e qualquer responsabilidade pela desmoralização completa por que passa o Senado da República. Repetiu inúmeras vezes que a crise não é dele, é do Senado.Lamento, mas o senador José Sarney é o maior responsável pela crise".(Lucia Hippolito/ http://oglobo.globo.com/pais/noblat/luciahippolito/)
Teatro
Marcadores: teatro
Jazz
Marcadores: música
Em comemoração a Sony/BMG produziu uma reedição de luxo com dois CDs, incluindo faixas extras, documentário e entrevistas em DVD e um livreto.
Língua Portuguesa
Marcadores: livro clipPetrobras
Recentemente, jornalistas de diversos diários brasileiros entrevistaram as autoridades da Petrobras via e-mail sobre as investigações acerca de supostas irregularidades contábeis e em licitações praticadas pela companhia. A Petrobras publicou no blog as perguntas enviadas por e-mail pelo Estadão, Folha de São Paulo e O Globo, seguidas de detalhadas respostas, antes que as informações pudessem ser veiculadas nos jornais.
Os próprios diários, juntamente com a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), condenaram a ação da Petrobras. A Abraji afirma que embora a companhia tenha o direito de responder a uma matéria depois da sua publicação, o ato de divulgar os questionamentos e respostas antes da veiculação da reportagem "prejudica o trabalho jornalístico do profissional que, de boa fé, procura a empresa para checar alguns dados ou ouvir alguma contestação para compor o trabalho de reportagem".
Bing
Marcadores: siteSuperbanco de dados
Marcadores: siteO WolframAlpha (wol framalpha.com), um novo e potente serviço que é capaz de responder a um vasto campo de perguntas, tornou-se um dos produtos mais esperados da web neste ano.
O serviço de Wolfram não faz buscas por meio das páginas da web, e ele não será útil para pesquisar horários de filmes no cinema ou para comprar uma câmera digital. Em vez disso, ele elabora respostas para as perguntas por meio do uso de enormes bancos de dados que a empresa vem reunindo.
Rapidamente, a ferramenta é capaz de apresentar informações sobre assuntos como o índice médio de massa corporal de um homem de 40 anos de idade, se a Torre Eiffel é maior que o Space Needle de Seattle e se a maré está alta neste momento em Miami. O WolframAlpha não é um produto finalizado. Ele é uma versão em desenvolvimento e inicial de um projeto que vem avançando há anos e que continuará a evoluir ao longo dos próximos anos ou, talvez, décadas. Desse modo, há muitas coisas que, por enquanto, ele não consegue responder.
Se tiver sucesso, o WolframAlpha tem o potencial de se tornar uma grande oportunidade de negócios. Por enquanto, Wolfram disse estar planejando oferecer no site um espaço para campanhas publicitárias e outras formas de patrocínio, além de, talvez, uma versão premium dos serviços para os pesquisadores.
(FSP)
Coreia condena duas jornalistas
Marcadores: jornalistasEuna Lee e Laura Ling foram consideradas culpadas de "atos hostis" e ingresso ilegal no país comunista. Lee e Ling foram presas em março, depois de supostamente entrar na Coreia do Norte cruzando a fronteira chinesa.
As autoridades americanas disseram que estão "profundamente preocupadas" com a sentença e pediram a libertação das duas mulheres por razões humanitárias. O julgamento foi realizado em um momento de crescente tensão por causa do programa nuclear da Coreia do Norte.
"O julgamento confirmou o crime grave que elas (as repórteres) cometeram contra a nação coreana e a entrada ilegal no país (...) elas foram condenadas, cada uma, a 12 anos de recuperação através do trabalho", disse a agência de notícias estatal KCNA. A agência não deu mais detalhes.
Não foi permitido que observadores estrangeiros estivessem presentes na audiência judicial em Pyongyang. Com o veredicto, as jornalistas podem passar anos em um dos campos de prisioneiros norte-coreanos, onde as condições de vida seriam extremamente duras, disse o correspondente da BBC na capital sul-coreana, Seul, Chris Hogg.
(BBC)
Outro dia navegando por um site bem conhecido (sobre tecnologia) havia um artigo sobre a nova moda do momento: Twitter. Lá dizia: famosos como Wagner Moura e Lázaro Ramos conversam pelo microblog (e mostrava o endereço dos atores). Fomos conferir e chegamos a uma conclusão óbvia, eram fake...perfis falsos como tantos outros. Mas isso não é surpresa, surpresa é uma página respeitada achar que as páginas fossem verdadeiras, principalmente pelo conteúdo das supostas conversas (em que ficava clara a falsidade). Patético.
(+ sobre Twitter:
http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/3081,1.shl)
Air France
A Air France anunciou nesta segunda-feira que 58 brasileiros estavam entre os 216 passageiros do voo que desapareceu quando viajava do Rio de Janeiro para Paris durante a madrugada.
A lista divulgada pela companhia aérea em Paris diz que a maioria dos passageiros (61) era formada por franceses. O voo levava ainda passageiros de outras 30 nacionalidades - incluindo 26 alemães, nove chineses, nove italianos e cinco britânicos. Pouco antes, o gerente da Air France no aeroporto Tom Jobim, Antonio Jorge Assunção, havia afirmado que uma lista prévia indicava que 80 brasileiros estavam entre os passageiros da aeronave.
Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apresenta números diferentes e diz que o avião da Air France levava 52 brasileiros - 51 passageiros e um tripulante. De acordo com o cônsul-geral da França no Rio, Hugues Goisbault, a companhia aérea identificou muitos casos de dupla nacionalidade entre os passageiros, o que dificultou a consolidação da lista.
Goisbault afirmou que o desaparecimento da aeronave é "o pior acidente" dos 70 anos de história da Air France. O cônsul acrescentou ainda que os governos de Brasil e França estão trabalhando em conjunto nas buscas pelo avião.
(Acompanhe a cobertura: http://www.bbc.co.uk/portuguese/)