O WolframAlpha (wol framalpha.com), um novo e potente serviço que é capaz de responder a um vasto campo de perguntas, tornou-se um dos produtos mais esperados da web neste ano.
O serviço de Wolfram não faz buscas por meio das páginas da web, e ele não será útil para pesquisar horários de filmes no cinema ou para comprar uma câmera digital. Em vez disso, ele elabora respostas para as perguntas por meio do uso de enormes bancos de dados que a empresa vem reunindo.
Rapidamente, a ferramenta é capaz de apresentar informações sobre assuntos como o índice médio de massa corporal de um homem de 40 anos de idade, se a Torre Eiffel é maior que o Space Needle de Seattle e se a maré está alta neste momento em Miami. O WolframAlpha não é um produto finalizado. Ele é uma versão em desenvolvimento e inicial de um projeto que vem avançando há anos e que continuará a evoluir ao longo dos próximos anos ou, talvez, décadas. Desse modo, há muitas coisas que, por enquanto, ele não consegue responder.
Se tiver sucesso, o WolframAlpha tem o potencial de se tornar uma grande oportunidade de negócios. Por enquanto, Wolfram disse estar planejando oferecer no site um espaço para campanhas publicitárias e outras formas de patrocínio, além de, talvez, uma versão premium dos serviços para os pesquisadores.
(FSP)
0 Postar comentário:
Postar um comentário